Já todos passámos por esta luta, tentámos diversas técnicas e falhámos.
Germinar sementes pode ser um pesadelo, mas com esta dica nunca mais irás falhar. Podemos assegurar que esta técnica, apesar de não ser novidade, garantiu uma taxa de sucesso perto dos 100% a quem a utilizou. No entanto, aceitamos que alguns cultivadores nos digam que as suas técnicas também são válidas. Se a vossa for completamente diferente da que vamos agora explicar, e resultar, então continuem com o que estão a fazer. Mas uma vez que estão a ler este texto, é provável que precisem de ajuda.
A primeira questão que temos de ter em conta é a qualidade das sementes em si, uma vez que sementes de qualidade garantem germinações fáceis e cultivos de qualidade, mas sementes de fraca qualidade apenas irão gerar cultivos medíocres.
Um dos erros mais comuns para os principiantes, é colocá-las em água para que amoleçam, mas isto pode provocar o seu apodrecimento e nunca irão germinar.
O método que apresentamos é extremamente simples:
Passo 1: humedecer um papel de rolo absorvente de cozinha com água morna e colocá-lo num prato.
Passo 2: Colocar a semente em cima do papel previamente dobrado em quatro.
Passo 3: Humedecer outro papel igual ao primeiro também com água morna e coloca-lo sobre a semente, como se fizessem uma sandes de semente. Não devem comprimir os dois papeis com força. Basta colocar um sobre o outro apenas com uma ligeira pressão.
Passo 4: Colocar num armário escuro.
Entre 24 a 48 horas nestas condições, a semente deverá germinar. Sugiro, caso esteja muito frio, que troquem a semente para novos papeis humedecidos com água morna a cada 12 horas, uma vez que a temperatura ideal deve rondar os 22ºC. Atenção: os papeis devem estar apenas humedecidos e não a escorrer água.
Há registo de sementes que demoraram 5 dias a germinar, mas são casos raríssimos. Se passado esse tempo ainda não tiverem germinado, é preferível assumir a perda e deitá-las fora.
E quando germinarem, o que devemos fazer?
Quando verificarmos que a semente já germinou, devemos com todo o cuidado transplantá-la para o jiffy e começar a tratá-la como uma planta a partir daí.